segunda-feira, 3 de maio de 2010
Varias lições de economia (2)
O debate desencadeado pelas declarações do Presidente do BESA, Álvaro Sobrinho, entre o nosso colaborador anónimo (CA) e JCRC está animado e esclarecedor.
Vale a pena continuar a acompanhá-lo, por isso damos-lhe aqui todo o destaque merecido.
"WD,
Claro que o problema é mais complexo.
A esterilização, na prática, consiste em vender dólares no mercado primário.
O BNA absorve os kwanzas dos bancos comercias e estes ficam com dólares para responder as necessidades do seus clientes, este sistema que muito fez pelo processo de desinflação, contribui igualmente para o agudizar da economia "com duas moedas" (kwanza e dólar).
A esterilização é na verdade um mecanismo de gestão de moeda, o modelo definido para o kwanza requer largas somas de divisa para satisfação da procura.
Quanto as receitas fiscais do petróleo caíram, o BNA passou a usar Reservas Internacionais (RIL) para manter o valor da moeda, mas quando as RIL reduziram-se assustadoramente, o BNA viu-se obrigado a reduzir o fluxo da torneira e o kwanza caíu.
Aí fica exposto o problema da dependencia do petróleo, o país precisa de exportar mais bens para ter fontes alternativas de divisas, de outra forma continuaremos a viver a boleia do Oil&Gas.
O mecanismo de esterilização de divisas, só voltará aos níveis anteriores quando a arrecadação de divisas aumentar à um nível que permita ao BNA vender dólares sem prejudicar as RIL.
JCRC
29 de Abril de 2010 12:41
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
"RS,
Estou de acordo com o que o JCRC diz sobre a "dependência do petróleo"!
Quanto ao que diz sobre "O mecanismo de esterilização de divisas..." estaria de acordo, se o mecanismo descrito por mim, na minha nota anterior, constituisse uma forma de intervenção do BNA para sustentar a taxa de câmbio através da venda de Reservas Internacionais Líquidas.
Mas não é!
O meu raciocínio é o seguinte: Noventa por cento da Receita Fiscal é arrecadada em USD (impostos petrolíferos). Por imperativo legal, essas divisas têm de ser vendidas ao BNA. Se o BNA, por contrapartida destas divisas, creditar a Conta do Tesouro em Kwanzas, e permitir que o Tesouro gaste estes Kwanzas, sem que prèviamente o BNA tenha vendido as respectivas divisas ao mercado, estaremos diante de um aumento artificial dos rendimentos monetários na economia, com todas as consequências que daí advêm em matéria de inflacção e desvalorização da moeda.
Entretanto o JCRC diz que a responsabilidade do BNA é "vender dólares sem prejudicar as Reservas Internacionais Líquidas"!
Certo!
Mas o que eu digo, é que a acumulação de Reservas Internacionais Líquidas só pode acontecer de forma sustentada quando a procura por divisas no mercado estiver satisfeita e haver excedentes.
De outro modo, a retenção de divisas de impostos pelo BNA só faz sentido se houver uma forte contracção das Despesas do País - o que claro está de momento não é possível!
Parabéns ao JCRC pela preocupação com estas matérias!
CA
3/05/10"