quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Armando Chikoka suspenso pela Ecclésia

Recebemos do Armando Chikoka (AC), o até então correspondente da Emissora Católica de Angola (que ainda é só de Luanda) no Namibe, a informação segundo a qual foi suspenso "até novas orientações" das suas funções. Importa aqui destacar que AC já é uma referência do jornalismo angolano feito em condições de grande adversidade instigadas pelo poder político. É nas províncias onde este tipo de hostilidade se faz sentir com maior acutilância, condicionando fortemente a actividade jornalística e pondo em causa os fundamentos da liberdade de imprensa.
Enquanto aguardamos por outros esclarecimentos, considerando que a decisão da direcção da ECA ainda não é definitiva, estendemos daqui o nosso abraço solidário ao Armando, com quem muito recentemente no Huambo partilhamos alguns bons momentos, no âmbito do IVº Fórum dos Correspondentes da Rádio Ecclésia.
Seja como for, não podemos deixar de lamentar que por razões aparentemente ligadas à uma certa e bem específica intriga que aquele jornalista normalmente é alvo por parte dos poderosos do Namibe, a direcção da ECA tenha "recuado tanto" na sua defesa.
Não podemos também deixar de lamentar que a pouca informação séria e isenta que nos chega das provincias, via correspondentes da Ecclésia, esteja tão seriamente ameaçada com este afastamento do Chikoka que se desenha no horizonte.
Esperemos que tudo não venha a passar de uma tempestade no copo do tal magistrado, com quem agora o Armando anda a trocar uns supostos "bifes", depois de toda a "má vida" que viveu no tempo do outro senhor, que agora foi "reinar" para o planalto central.
Esperemos que a candura celestial que a nova senhora anuncia no seu próprio nome, se venha a traduzir na prática numa relação menos musculada do poder político local com a imprensa namibense e muito particularmente com o nosso Chikoka.
Coragem Armando.