[O jornalismo investigativo, para muitos jornalistas e pesquisadores da área, é uma modalidade especializada de jornalismo, calcada em características específicas. Diferencia-se da rotina habitual das redacções pelos seguintes aspectos: a investigação minuciosa dos factos, pelo tempo que for necessário, até elucidar todos os meandros, possíveis ângulos, pontos de vista e personagens envolvidos em determinado assunto; a disponibilidade de recursos específicos: tempo, dinheiro, paciência, talento e sorte; a precisão das informações (o jornalismo investigativo é também conhecido como jornalismo de precisão), implicando a exactidão dos termos utilizados, e a ausência de distorções ou citações fora de contexto. FONTE: Jornalismo Investigativo, de Leandro Fortes. Ed. Contexto, São Paulo, 20.]
sábado, 20 de março de 2010
Convoca-se (com alguma urgência) o jornalismo de investigação!
comentários
Anónimo disse...
Dadá,
Não sei se mencionaste o "triângulo das Bermudas" pelas suas razões históricas ou se fizeste uma ligação ao que realmente se passa com a nossa relação com as Bermudas.
1. Caso não saiba, as Bermudas eram um destino favorito para desvio de dinheiros para fora de Angola (desconfio por aconselhamento daquele tipo de advogados ingleses e portugueses).
2. A Sonangol normalmente regista os seus aviões nas Bermudas e a AAA (também da Sonangol) tem muito património nas Bermudas, assim como sociedades receptoras de fundos de origem em Angola.
22 de Março de 2010 14:38