domingo, 21 de março de 2010

Jornal de Angola só vê UNITA entre os críticos

Toda a gente, incluindo o MPLA e o Secretário Estado para os Direitos Humanos, Bento Bembe, criticou a forma brutal e desumana como o Governador da Huíla, Isac dos Anjos, decidiu ir para frente com o seu programa de demolições no Lubango, violando todas as normas existentes (nacionais e internacionais), com destaque para resolução 37 da nossa Assembleia Nacional.
O Governador Isac dos Anjos violou ainda o principio constitucional que proibe a censura em Angola, ao interditar a presença da imprensa no "local do crime", quando ele estava a comandar directamente as demolidoras operações.
Estranhamente na sua coluna, o Director do Jornal de Angola resumiu, neste domingo, este imenso, abrangente, diversificado e mais do que legítimo coro de protestos, numa só voz: a da UNITA.
Como é Man Ribas?
O teu "daltonismo" está a ficar muito complicado.
Uma coisa, é seres um dos mais entusiásticos fans da Turma do Camarelo ou da Marreta.
É uma opção. É a tua.
Devo-te confessar que apesar de defender a tua liberdade de sustentares esta postura, a mesma não me merece qualquer tipo de respeito, porque antes de mais eu respeito os direitos humanos em Angola, que é o grande compromisso da Constituição acabada de aprovar.
Espero, entretanto, que nunca te confrontes com uma situação do género. A de teres de ficar na rua com a família, em tempo de chuva, sem um tecto para te abrigares.
A outra coisa que já não me parece nada ética, sobretudo para quem é jornalista de profissão, é ignorar os factos e com base nesta "esquindiva", chegar ou transmitir, subrepticiamente, determinadas conclusões.
Enquanto "fazedores de opinião" e por mais polémicos que possamos ser, é importante saber evitar sempre o beco da mentira.
É de facto um beco sem saída!