quarta-feira, 9 de junho de 2010

Alves da Rocha afastado do Ministério do Planeamento?

Segunda-feira tive acesso a informação segundo a qual Alves da Rocha (AR) teria sido abruptamente afastado do Ministério do Planeamento (MP) onde é consultor há cerca de duas décadas.
Soube depois que Alves da Rocha não se encontrava em Luanda.
Ainda não me foi possível confirmar junto de quem de direito, se de facto os préstimos do conhecido economista e professor universitário foram mesmo dispensados pelo MP.
O que é facto para já é que, tudo o que de menos positivo vier a acontecer no relacionamento de AR com o MP só pode ter uma explicação.
E esta explicação está na Internet, no site da Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/740451-reconstrucao-de-angola-precisa-alcancar-o-estado.shtml) onde o SA foi "descobrir" uma verdadeira bomba que publicou na última edição da sua primeira fase, antes de ser engolido pelo "papão dos pasquins".
["A sensação que se tem é que a taxa de desemprego é muito elevada. O governo no relatório que acabou de ser aprovado em conselho de ministro de execução do plano de 2009, afirma que no ano passado a economia de Angola criou 385 mil novos postos de trabalho, o que ninguém acredita. O governo apresenta os dados, sector a sector, mas todos duvidam. Quando essas informações são apresentadas ao público, os empresários dizem que isso não é possível. Porque nomeadamente no domínio da construção, junto com a agricultura, que são sectores que mais empregam, houve dispensas. Mesmo assim, o governo apresenta números que dão conta de um aumento da criação líquida de postos de trabalho na construção, o que ninguém acredita"- Alves da Rocha ao FS]
De facto as declarações de AR ao FS não podem deixar ninguém indiferente e pelos vistos não deixaram mesmo.
Só é pena, caso se venha a confirmar o afastamento de AR por ter "pensado em voz alta", que o poder ou os poderes deste país, continuem a fazer tábua rasa de um direito fundamental que deve ser estimulado e protegido que é a liberdade de expressão.