segunda-feira, 1 de março de 2010
Luanda/Viana/Luanda: A estrada do terror nocturno
No passado sábado fiz novamente o percurso entre Viana e Luanda no periodo nocturno, depois de o ter percorrido em Dezembro do ano passado.
Devo confessar que, felizmente, não sou um "habitué" deste trajecto, que já não frequentava há pelo menos dois anos, mais ou menos desde que as obras do projecto Expresso Luanda/Viana tiveram inicio.
Com este apontamento não pretendo falar do estado das obras que já ultrapassaram todos os prazos de conclusão incialmente previstos e muito menos das razões de tanto atraso. Haverá certamente algumas que até já são do conhecimento da opinião pública.
Pretendo apenas implorar, a quem de direito, que coloque umas velinhas para iluminar aquele trajecto, já que não será não cedo que teremos os candeeiros da EDEL a exercerem a sua nobre e iluminada magistratura de influência positiva sobre a circulação naquele troço.
No periodo nocturno temos de facto entre Viana e Luanda e vice-versa uma estrada do terror, com todos os horrores passíveis de acontecer, por falta do mínimo de visibilidade quer para os motoristas, quer para os transeuntes.
A luz dos faróis para além de não chegar para nada, só complica ainda mais com os constantes e inevitáveis encandeamentos.
No último sábado fui testemunha de um destes horrores, ao passar bem perto de uma pessoa que estava deitada no chão da estrada ao lado de uma moto-rápida.
Como é evidente não foi possível divisá-lo com a necessária distância para evitar a tangente.
Para além do calafrio que apanhei, fiquei sem saber o que teria acontecido com a referida pessoa. Estava caído de bêbado?
Tinha sido atropelado?
Enfim...
Acredito que situações deste gênero aconteçam com alguma e preocupante frequência no periodo nocturno naquela estrada.
Aqui fica pois este pedido simples de um devoto pela vida.
Acendam umas velinhas com urgência ou ponham rapidamente a iluminação pública daquela via a funcionar.
Please!
Caso contrário...
============================================================
2 comentários:
Piton disse...
Kota,Podemos fazer copy-paste deste texto e aplicá-lo também à estrada para Viana do outro lado, a partir do Camama, passando pelo Calemba 2. Exactamente o mesmo cenário: escuro como o bréu.Brincando com coisas sérias, um kamba que vive no Nova Vida deixou a miúda que vive na vila de Viana por causa daquela estrada.... Diz que escapou bater bué de vezes....
1 de Março de 2010 15:46
Anónimo disse...
Meu caro,O sol irritante que nos queima diariamente tem grande utilidade no que toca à energia. Porque raio não se iluminam estradas com recurso à energia solar? Nós com tanto sol, não há nenhum iluminado capaz de ver isso? Quando vão lá fora não é só para fazer compras, as boas ideias são para ser replicadas!Pode-se iluminar toda estrada de Viana com luz solar como já acontece em Angola, na ponte sobre o rio Cunene. Mas como é óbvio, projectos as três pancadas não servem, como o dos semáforos à luz solar de Luanda que funcionam muito mal.
2 de Março de 2010 08:55