terça-feira, 23 de março de 2010
Jacques dos Santos promove abaixo-assinado em nome da dignidade e da cidadania
Caros amigos,
O texto abaixo é da minha inteira responsabilidade e não engaja de modo algum a Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde.
Se estiverem de acordo com as posições aí assumidas agradeço as vossas urgentes respostas, dando-me, por esta via o vosso sim, bem como o nome e endereço que constarão da lista de assinaturas.
DIGNIDADE E CIDADANIA
Jacques Arlindo dos Santos
Ao Exmo. Senhor
Presidente da 9ª Comissão
da Assembleia Nacional
- Direitos Humanos, Petições, Reclamações e
Sugestões dos Cidadãos
Luanda
Luanda, 23 de Março de 2010
Os abaixo assinados, vêm assistindo a um desusado movimento de demolição de casas em várias cidades do país, que os deixa seriamente preocupados.
Sendo certo que as medidas aprovadas superiormente e que visam a luta contra as construções clandestinas apontam para este tipo de acção não é menos certo que, aplicada como vem sendo feita (veja-se o caso dos acontecimentos do Lubango) concorre-se perigosamente para que se desrespeitem direitos sagrados dos cidadãos.
Ficarmos indiferentes ao drama que inúmeros concidadãos nossos estão a viver, sujeitos à chuva e ao relento, significa que pactuamos com a perda da dignidade que sempre norteou a luta pela independência nacional.
Não pretendendo retirar validade às medidas governamentais, queremos apenas chamar a atenção para a necessidade premente que existe de se dialogar e negociar e serem encontradas formas humanas de alojamento.
Alerta-se ainda para o facto de o Estado nada perder se encontrar, na base do bom senso, soluções mais justas para este problema de que não são apenas culpadas as populações atingidas.
Os abaixo assinados apelam às autoridades por medidas mais adequadas e dão o seu apoio à manifestação que se pretende levar a cabo na cidade de Benguela no próximo dia 25/03/10, porque a Nova Constituição o permite e o Estado de Direito consagra o respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos.
chacaxinde@netcabo.co.ao/chacaxinde@ebonet.net/chacaxinde@hotmail.com
PS-O Morrodamaianga associa-se por inteiro a esta iniciativa, convidando todos os frequentadores deste espaço de liberdade e cidadania a fazerem o mesmo.
********************************************************************************
comentários:
Anónimo disse...
Assino por baixo. Há uma caravana que segue de Luanda pra Benguela? Onde é a concentraçao? preciso de informaçoes.
24 de Março de 2010 13:35
Assídua disse...
É bom saber que ainda há angolanos de bem que não se vão calar, sem receio nenhum de terem que "terminar os seus dias num lar de idosos", porque ficarão mal visos perante os olhos de sua "MAJESTADE". Um bem aja a tal iniciativa.
24 de Março de 2010 14:33
Anónimo disse...
Assino em baixo.Enquanto aumenta a força do camartelo cresce a indignação, renasce a minha esperança no povo angolano.
24 de Março de 2010 09:40
Calcinhas de Luanda disse...
Pelos vistos a independência não trouxe a cidadania ao grosso da população. Para que serviu então. Para encher os bolsos de uns quantos que agora têm a cor da pele politicamente correcta?É irónico, não é? E ao mesmo tempo muito, mas muito triste!
24 de Março de 2010 09:41
Soberano Canhanga disse...
Tenho casa feita com esforço de um salário mínimo... A zona foi distribuída pelo M através da administração de Viana, mas pouca garantia h;a que não surja por aí um "anjo" com o seu martelo. Tenho outra obra que decorre tb com o esforço salarial e os riscos para quem não tem primo ou irmão "quem de direito" é o mesmo que vive(ra)m os irmãos e camaradssd o Lubango. Associo-me ao Cda. ex-deputado, libolense e homem de letras "Jaqu'estouaqui".